Uma pesquisa realizada pela Brain Inteligência Estratégica sobre o tipo de imóvel residencial mais desejado versus o mais comprado aponta que o produto mais cobiçado pelos brasileiros ainda é a casa em rua. No entanto, o levantamento indica que, apesar da preferência, os apartamentos ainda são os itens mais vendidos.

Os dados revelam um contraste entre o que os consumidores desejam com o que de fato compram. Enquanto os apartamentos lideram nas vendas (47%), representando quase metade dos produtos imobiliários residenciais vendidos, a maioria dos clientes indicaram que gostariam mesmo era de morar em casa em rua (45%).

Em relação aos tipos de imóveis mais vendidos no país, os apartamentos lideram com 47%, seguidos por casas em rua (30%) e dos terrenos em loteamento aberto (14%). Os menos vendidos são terrenos em condomínio fechado (6%) e casas em condomínio (3%).

Já considerando os tipos de imóveis mais desejados pelos consumidores, a casa em rua lidera com 45%, seguida pelos apartamentos (36%) e das casas em condomínio (15%). Terrenos, sejam em loteamentos abertos ou em condomínios fechados, são itens de desejo de apenas 2% da população, respectivamente.

Desejo versus Vendas

Os dados demonstram que há desejo por mais espaço e autonomia, no entanto, essa vontade esbarra em fatores maiores, como a renda, a localização e até a disponibilidade dos produtos. Além disso, os dados também indicam que há predileção pela segurança e estrutura presentes nas casas em condomínio, mas que ainda são itens pouco acessíveis para a maioria da população.

Conforme análise da Brain, apesar da baixa representatividade nas compras, os terrenos ainda aparecem como opção de desejo, o que pode indicar uma “busca por projetos mais personalizados ou acessíveis em médio prazo”.

Metodologia

A pesquisa de intenção de compra expõe resultados registrados no primeiro trimestre de 2025, tendo sido realizada em março deste ano. Foram entrevistadas 1.200 pessoas, com faixa etária entre 21 e 70 anos, com participantes selecionados aleatoriamente em diversas regiões do país.