Foto: Paulo de Tarso/ Prefeitura de Anápolis

Anápolis ganha 5,8 mil novos moradores por ano, segundo a Taxa Geométrica de Crescimento Anual (TGCA) do município – 1,47%. O crescimento populacional está transformando a cidade e impactando o comportamento do mercado imobiliário, que apresentou aumento significativo nas vendas de imóveis.

Conforme levantamento do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) de Anápolis em parceria com o Instituto Prospecta, entre 2023 e 2025, a cidade ganhou quase 17 mil novos habitantes. O aumento fez a venda de imóveis avançar em 43,4% no segundo trimestre deste ano, se comparado ao mesmo período de 2024, e o Valor Geral de Vendas (VGV) atingiu R$ 1,8 bilhão, conforme o Sinduscon.

Ainda conforme o sindicato, além de alavancar as vendas, o crescimento populacional resultou na valorização dos imóveis, sendo acima de 15 % em apartamentos e 25,45% para casas. O movimento tem provocado mudanças no desenho da cidade, que vive um processo de revitalização e reorganização urbana.

Vale ressaltar que Anápolis ficou entre as 20 melhores cidades com melhor qualidade de vida em Goiás, segundo o Índice de Progresso Social Brasil (IPS) de 2024. O município, que fica a 55 km da capital goiana, conta com um polo industrial, movimentado principalmente pela indústria farmacêutica, agronegócio e logística. O custo de vida é mais baixo que em Goiânia, especialmente em moradia e serviços.