O novo consumidor urbano está alinhado com produtos imobiliários menores, com espaços funcionais e que ofereçam mobilidade. O novo perfil segue o padrão social, que mudou ao longo dos últimos anos, voltado para famílias menores, jovens solteiros e pessoas que preferem imóveis com plantas flexíveis e com menor metragem.

Esse padrão resultou no aumento da procura por empreendimentos chamados compactos. De acordo com dados da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás (Ademi-GO), somente em 2024, as vendas de apartamentos de até 50 metros quadrados representaram cerca de 40% do total de imóveis comercializados no ano, em Goiânia.

De acordo com a GPE Incorporadora, a alta na procura por imóveis compactos se deve, além da mudança no estilo de vida urbano e da composição familiar, também ao potencial de valorização e praticidade aplicados à esse tipo de produto. Nesse sentido, empreendimentos menores se tornaram excelente oportunidade também para investidores.

Além de atenderem a demanda social, composta principalmente por jovens profissionais, casais e famílias pequenas, ainda têm o diferencial de ter um custo de manutenção e operação menores, o que impacta diretamente na liquidez e valorização a longo prazo.

A incorporada cita como exemplo um empreendimento imobiliário da marca no Setor Oeste, o 15w22 Contemporary Living. O prédio possui plantas compactas de 59 metros quadrados, 69 m² e 71 m².

O projeto da GPE, além de atender a essa demanda por compactos, ainda está localizado em uma região privilegiada de Goiânia, com fácil acesso a todos os tipos de serviços e demais bairros nobres da cidade. O empreendimento ainda conta com a possibilidade de vir equipado com armários e marcenaria, facilitando moradia e locação, por meio do programa Facile Home, da própria incorporadora.

Desta forma, o comprador tem a garantia de que terá um produto que se adequa à demanda, seja ela para moradia própria, locação por curta temporada ou aluguel convencional. As plantas inteligentes possibilitam a construção com o foco que o comprador desejar, sendo o perfil perfeito para diferentes tipos de investimento, sendo o exemplo prático da adequação do mercado imobiliário à necessidade social da população.