A Romaria do Divino Pai Eterno tem público previsto de 6 milhões de pessoas este ano. Foto: Reprodução/Prefeitura de Trindade


A Prefeitura de Trindade estima receber este ano, na Romaria do Divino Pai Eterno, cerca de 6 milhões de romeiros. A festa tradicional goiana acontece entre os dias 27 de junho a 6 de julho e promete movimentar Goiânia e região com a força do turismo religioso, que alavanca não somente a economia, mas também o mercado imobiliário, que lucra com a locação por curta temporada.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o crescimento do Turismo goiano superou o nacional. Em abril deste ano, o Estado registrou um aumento de 13,5% no volume de atividades turísticas, ante 9,3% da média nacional.

De acordo com o ex-embaixador da Airbnb em Goiânia e corretor de imóveis, Alex Araújo Cabral Lucena, o turismo religioso movimenta a cidade não somente durante a época de Romaria, mas durante o ano todo. Com família residente na cidade, ele costuma acompanhar o fluxo e afirma que Trindade é um ótimo polo para quem deseja investir no segmento de locação por temporada.

“Na época da Romaria, aumenta muito, é realmente o boom. Mas o ano inteiro tem gente fazendo Romaria, tem gente indo até Trindade, e tem gente precisando de hospedagem”, destaca. E acrescenta: “Cada vez mais a festa está atraindo mais gente. Vejo esse crescimento e a minha percepção é que a cada ano a festa está maior. Faz muito sentido ter imóvel de curta temporada hoje, em Trindade”, ressalta o especialista.

Apesar de ser uma cidade próxima de Trindade, Alex afirma que não viu uma crescente significativa em Goiânia nesta época, associada ao evento religioso. “Em Goiânia, a gente não nota uma crescente tão significativa assim. Pelo menos, nos imóveis que eu faço gestão, nos nossos grupos de anfitriões, a gente não teve essa percepção de explosão ou de aumento nos preço dos imóveis”.



                     Viaduto Portal da Fé. Foto: Goinfra

No entanto, Alex reitera que muito se deve à localização da maioria dos empreendimentos imobiliários destinados à locação por plataformas, cuja maioria está situada em áreas mais nobres como os Setores Marista, Bueno e Jardim Goiás, por exemplo, regiões mais distantes de Trindade. “Eu, por exemplo, estou recebendo uma família num apartamento que fica ali no Parque Amazônia, que vai pra Romaria”, ressalta ao enfatizar que a localização, neste caso, interfere mais na procura. “Devemos ter tido uma média de 10% de aumento”, resume o especialista. No comparativo, Alex recomenda aos que possuem interesse nesse tipo de investimento, buscar por regiões mais próximas de Trindade, ou até mesmo dentro da cidade, e optar por imóveis de duas suítes, que costumam abrigar melhor o público que busca por esse tipo de locação. “Vejo que, se for colocado na cidade um empreendimento, por exemplo, de duas suítes voltado para isso, vai ter muito sucesso”, destaca.

Além da Romaria do Divino Pai Eterno, que acontece anualmente entre os meses de junho e julho, a cidade de Trindade também ganhou destaque com a chegada do maior sino que badala do mundo, o Vox Patris (a voz do Pai em português), que foi fabricado na Polônia e agora está abrigado na nova Basílica do Divino Pai Eterno. Os dados de investimentos em infraestrutura implementados pelo município e pelo Estado, como a recente finalização do Viaduto Portal da Fé e as aplicações no turismo religioso na cidade, tendem a trazer bons resultados a longo prazo, o que se torna um atrativo a mais para quem deseja adquirir ou construir imóveis destinados à locação na região.