Uma pesquisa do anuário DataZap de 2024, elaborada pelo grupo OLX, apontou que 59% dos compradores são da classe B, ou classe média. O número corresponde a aproximadamente seis em cada dez adquirentes.

O levantamento ainda apontou que esse público tem mais interesse em apartamentos (43%) do que casas de rua (34%). Em relação ao tamanho do imóvel buscado, os que mais aparecem são os de 61 a 90 metros quadrados, em cerca de 41%, mas também há interesse em imóveis maiores de até 150 m² ou mais.

O especialista imobiliário Henrique Campelo avalia que alguns diferenciais são mais atrativos para este público da classe B em Goiânia. “Ter uma ou mais vagas de garagem, vista livre, sol da manhã e acesso a áreas verdes, costumam estar entre os itens mais procurados, além da localização com mais segurança e boa rede de serviços”, destaca o executivo.



Especialista imobiliário Henrique Campelo. Foto: divulgação

Assim sendo, entre os itens, Henrique listou alguns pontos que mais chamam atenção da classe média na hora de escolher um imóvel, e trouxe algumas recomendações: 

Sol da manhã

O sol da manhã é considerado uma vantagem por proporcionar ambientes mais frescos e arejados, além de que, a incidência dos raios solares é mais branda nesse período. Vagas de garagem A necessidade de pelo menos uma vaga de garagem é destacada pela maioria das pessoas, porém é importante avaliar a rotina atual e uma perspectiva futura de sua família. Em algumas situações somente uma vaga pode não ser suficiente ou gerar problemas futuros com os vizinhos na hora de estacionar.

Vista livre

De acordo com ele, este ponto é sensível, pois existem diversos casos em Goiânia, principalmente em bairros muito adensados, em que consumidores viram seu sonho se tornar pesadelo, pois a vista não era, de fato, definitiva. Por isso, vale consultar até o Plano Diretor para ver se ali na região ainda há liberação para mais construções ou buscar imóveis com vista para áreas de preservação ou para grandes condomínios horizontais, para garantir que a vista seja definitiva mesmo.

Acesso a área verde

Projetos próximos a parques e praças públicas têm um grande potencial de atratividade, porém estes locais podem deixar de receber manutenções adequadas e se tornarem inviáveis para uso frequente ou até receber um alto fluxo de pessoas, o que também pode ser um inconveniente para algumas pessoas. No caso de buscar um upgrade de moradia, pense na alternativa de adquirir um imóvel que ofereça uma área verde própria, privativa e com boa infraestrutura.

Mais espaço

Geralmente as famílias de classe média que buscam upgrade na moradia são casadas e têm filhos, portanto, o espaço é importante. Porém, comprar um imóvel muito grande pode ser tornar inviável do ponto de vista financeiro. Segundo o especialista, vale a pena consultar se o projeto oferece escaninho para que a família possa organizar itens de uso esporádico. Assim a casa fica mais organizada e os espaços podem ser melhor aproveitados com o que importa: viver.