Visitas à imóveis são decisivas para 70% dos consumidores na hora da compra ou locação, segundo levantamento da Brain Inteligência Estratégica, realizado em julho de 2025. Para o público jovem - entre 21 e 28 anos - o índice é ainda maior, alcançando a marca de 76%. A pesquisa também revelou que a assessoria de corretores pode ser crucial na tomada de decisão, assim como as informações divulgadas por portais imobiliários, com índice de 34% e 32%, respectivamente.


Gráfico de apresentação principais fatores de influência na compra ou locação de imóveis Fonte: BRAIN



Ainda conforme a pesquisa, que ouviu mais de mil pessoas em todo o território nacional, com 47% votos, o segundo fator que mais influencia na compra de imóveis é a opinião de amigos e familiares. O número, associado ao índice de impressões de visitas, segundo os dados, é puxado por consumidores jovens e pode estar associado à inexperiência e insegurança da primeira compra ou locação. A margem de erro da pesquisa é de 3,5%.

Em relação a assessoria dos corretores de imóveis, para os consumidores de com idade entre 61 e 79 anos, não há impacto substancial. Por outro lado, as gerações X, Y e Z consideram a assistência de muita relevância, o índice varia entre 34% e 38%, mesmo com a oscilação de renda.