Segundo o relatório The State of AI in 2024, da consultoria global McKinsey & Company, mais de 60% das empresas do setor imobiliário já utilizam inteligência artificial em alguma etapa da operação, principalmente em processos de atendimento, análise de dados e gestão comercial. Em Goiânia, a Consciente Construtora e Incorporadora passou a integrar esse movimento com a adoção de um conjunto de soluções de IA, voltadas para três frentes complementares: atendimento, apoio ao corretor e relacionamento com o cliente final.

No quesito de uso integrado de IA aplicada à jornada comercial e ao relacionamento com o cliente, a Consciente é pioneira no mercado imobiliário da capital. A iniciativa tem como objetivo aprimorar o atendimento e otimizar a rotina comercial, oferecendo uma experiência mais ágil, integrada e humanizada ao longo de toda a jornada de compra.

O coordenador de Tecnologia da Informação da Consciente, Daniel Perim, afirma que a adoção da IA foi um divisor de águas nos processos da empresa. "Não estamos apenas automatizando tarefas, estamos construindo um ecossistema inteligente. Ferramentas como a MIA, o Sales e o Iago integram toda a jornada, desde o primeiro contato até o pós-venda. No mercado imobiliário, isso é crucial: usamos a tecnologia para dar velocidade à operação e, ao mesmo tempo, permitir que nossas equipes foquem no atendimento humanizado e de alto padrão que define a Consciente”, destaca.

Primeira frente implantada, a MIA é uma assistente virtual responsável por captar e preparar o cliente para a compra. Atuando 24 horas, sete dias por semana, ela responde em até cinco segundos e mantém uma taxa de 65% de resposta na primeira mensagem, além de 10% das visitas agendadas diretamente pela IA.

Com linguagem treinada para mostrar o tom de voz da marca Consciente, a MIA identifica a intenção de compra, reativa oportunidades e integra todas as interações a Gestão de Relacionamento ao Cliente, gerando insights sobre comportamento e efetividade dos materiais de venda. A ferramenta também entende áudios, imagens e vídeos, proporcionando uma interação natural e fluida.

Outra tecnologia integrada e voltada para os corretores é o Sales, que atua como um copiloto de vendas. Ele oferece suporte operacional e estratégico, disponibilizando materiais atualizados, como tabelas, imagens, vídeos, books, automatizando as ações ligadas a Gestão de Relacionamento ao Cliente, enviando lembretes e sugerindo conteúdo para redes sociais.

A ferramenta ainda cria roteiros de vídeo baseados em produtos, auxilia na organização de cronogramas de postagens e reduz significativamente a carga administrativa dos profissionais. Com isso, os corretores ganham tempo e foco para o relacionamento e a conversão de vendas. Já o Iago, que está em fase de implementação, será o assistente voltado para o relacionamento com os clientes da Consciente, oferecendo informações personalizadas sobre obras, entregas e serviços pós-venda.

A solução fecha o ciclo da jornada digital, garantindo atendimento contínuo, integrado e com linguagem própria da empresa. “A tecnologia está a serviço do relacionamento. A inteligência artificial nos ajuda a manter a personalização e a qualidade no atendimento, mesmo em uma estrutura com grande volume de interações. Nosso foco é usar a IA para potencializar o humano, não o substituir”, afirma a diretora de empreendimentos da Consciente, Camila Inácio.