Ney Matogrosso adquiriu a fazenda em Saquarema na década de 1990. Foto: acervo pessoal/reprodução


O cantor Ney Matogrosso, que voltou aos holofotes com uma série na Netflix que conta sua vida, “Homem com H”, possui uma bela relação com a natureza e as causas ambientais. O artista possui uma fazenda em Saquarema, região da Mata Atlântica no Rio de Janeiro, onde tem uma casa simples e sem luxos, em área que transformou em reserva.

Ney tem a fazenda desde os anos 1990. A propriedade fica em uma serra que possui o mesmo nome, que por coincidência ou não, se chama Mato Grosso.

Durante audiência pública na Câmara dos Deputados, em Brasília, o cantor contou que aos 12 anos viveu uma experiência de caça junto ao avô, na zona rural de Mato Grosso do Sul, que foi decisiva para sua conscientização ambiental.

“Ali eu conheci a loucura humana. Eles começaram a atirar em macacos e eu não entendi aquilo, porque eles não iam comê-los”, relatou Ney. “Eles estavam treinando a pontaria. Eu vi mães, com filhos no colo, colocando a mão na frente, que nem gente, para defender os filhotes”, relembrou o artista.

Anos depois, a vivência traumática da infância o motivou a transformar sua fazenda de 26 hectares em uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). A área é usada para soltura de animais silvestres em parceria com o Instituto Vida Livre. O processo de criação da reserva levou dez anos e foi oficializado em 2010.

A reserva é a maior riqueza de sua propriedade. A casa principal é, apesar de simplória, de muito bom gosto. Com dois andares, possui muita madeira e é bem decorada, mas sem luxo. O lugar foi seu principal refúgio durante a pandemia e é para onde ele volta sempre que precisa de descanso e ar puro.