No Brasil, é possível financiar o lote e a construção do empreendimento juntos em linhas específicas de crédito dentro do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE). A condição facilita a aquisição e a realização do sonho da construção da casa própria, financiando até 80% do valor. A modalidade pode ser usada para empreendimentos de alto padrão, como os Condomínios Laguna, da Sousa Andrade.

O correspondente bancário Wander Leite, Consultor de Crédito Imobiliário da empresa Confiança, destaca que a modalidade é indicada e interessante tanto para os clientes que já possuem o terreno e desejam usar o crédito para construir, quanto para os que desejam adquirir o terreno e iniciar a construção de forma conjunta.

“O financiamento de construção é uma modalidade destinada a quem deseja construir a própria casa com segurança, planejamento e acesso a crédito de longo prazo. Ele pode ser usado tanto para aquisição do terreno e construção, quanto para financiar somente a obra, caso o cliente já possua o terreno. O banco financia até 80% do valor do terreno e da construção, enquanto os 20% complementares são aplicados pelo cliente na construção ao longo da obra, de forma gradual”, explica, ao detalhar os benefícios do modelo.

De acordo com Wander, o financiamento de construção é a solução que torna possível construir a casa dos sonhos com segurança, planejamento e sem o peso de uma grande entrada. “Uma vantagem significativa é que, em grande parte dos casos, o cliente pode antecipar até 20% do valor financiado logo no início, o que dá mais fôlego financeiro e permite acelerar o começo da construção. As demais liberações acontecem em etapas, acompanhando o avanço da obra por meio de medições entre o banco e o cliente. Durante a construção, o cliente paga parcelas reduzidas, o que facilita o fluxo financeiro enquanto a casa está sendo construída”, reforçou.

“O financiamento de construção é uma das poucas modalidades que oferecem liberdade de projeto, economia real e ainda constroem patrimônio desde o primeiro tijolo”, reforçou Viktor Bandeira, Gerente Comercial Sousa Andrade.

Os Condomínios Laguna, Solaris e Oásis, da Sousa Andrade, se enquadram neste tipo de financiamento, como indicativo de ótimo negócio. O Oásis Laguna, por exemplo, já está em fase final de obras, com entrega prevista para os próximos meses.

Ambos os empreendimentos oferecem lotes a partir de 250 metros quadrados e lazer de padrão resort, reforçando tendências de moradia pós-pandemia: mais espaço, natureza, privacidade e infraestrutura completa. Os condomínios atraem tanto compradores finais quanto investidores interessados no potencial de valorização da região da GO-020, impulsionada pelos novos eixos de urbanização.

Matheus Meireles, Gerente Comercial da Sousa Andrade ressalta a excelente oportunidade de utilização desse tipo de crédito para empreendimentos com grande potencial de valorização, como os Condomínios Laguna. “O cliente não compra apenas uma casa: ele constrói valor. A obra pronta geralmente vale muito mais do que o que foi investido ao longo do processo”, pontuou.