O perfil de compradores do mercado imobiliário está cada vez mais jovem. Dados das incorporadoras apontam que a maioria dos clientes faz parte da faixa etária de 21 a 40 anos de idade.

Conforme dados da Organização das Nações Unidas (ONU), os nascidos entre os anos de 1995 e 2010 já representam 32% da população mundial. No Brasil, essa faixa etária, entre 30 e 15 anos, são 47 milhões de pessoas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Mudança de perfil

Clientes da faixa etária de 21 a 40 anos de idade representam de 41% a 50% dos compradores dos últimos lançamentos em Goiânia. Dos 271 apartamentos vendidos da Linha Soft, da Dinâmica Incorporadora, em 2024, 110 foram para pessoas nessa faixa etária.

Já na CMO Construtora, das vendas totais do último ano, 40% foram para pessoas de 30 a 40 anos, e 15% para pessoas de 21 a 29 anos. No somatório, a faixa etária de 21 a 40 anos contempla mais da metade dos imóveis destinados a essa parcela da população.

A mudança de perfil figura as novas tendências de mercado e influencia os novos projetos, que já são pensados para atrair esse público, com unidades mais compactas e dinâmicas. As necessidades mudaram, assim como o público-alvo, que agora busca por apartamentos menores, mais modernos, tecnológicos e bem localizados.